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Instituto de Nutrição e Educação Hevoise Papini

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23
jan
4 Dicas infalíveis para você brilhar
Postado às: 15:21

Todo mundo quer ter sucesso profissional, não é? Mas isso não cai do céu no nosso colo. Existem técnicas e estratégias para alcançá-lo. Hoje escolhi 4 dessas estratégias para contribuir com a sua caminhada.


1. IMPORTAR-SE com o seu cliente/paciente/empregador/funcionários e todos os que participarem do seu dia a dia. Existe uma lei universal: é dando que se recebe. Nessa ordem. Não tente inverter a ordem porque aqui a ordem dos fatore altera, e muito, o produto.

Mas, entenda, importar-se não é "puxar saco", é ter um sentimento genuíno pelo outro. É ter vontade de servir, de ver o resultado dele, de fazer a diferença na vida das pessoas. É estar comprometido com quem lhe procura ou lhe contrata. Quando você se importa, verdadeiramente, e dá o melhor de si, você recebe na mesma intensidade. Mas não vale dar esperando receber. Lembre-se de que o sentimento tem que ser verdadeiro, e quando nos importamos de verdade nem tem lugar para esperar retorno. Apenas lembre de não inverter a ordem dos fatores.

2. COMUNICAR-SE efetivamente, preocupando-se com a compreensão do seu interlocutor. Transmita as informações de forma clara e objetiva, sem mensagens subliminares. Mas é bom lembrar de que comunicar-se não é somente transmitir, mas também ouvir. Esteja aberto a ouvir sugestões e críticas, e até as angústias dos seus clientes. Você terá informações preciosas que poderá usar a seu favor, seja aumentando as vendas, captando mais clientes ou melhorando os produtos e serviços. Para entregar um serviço ou produto que satisfaça a quem vai consumir, é necessário conhecer o cliente/paciente/empregador, e para isso é necessário ouvi-lo.

Você, certamente, já ligou para uma central de relacionamento com o cliente e ouviu um monte de informações que lhe foram passadas por obrigação, sem clareza, sem interesse em que você tivesse a perfeita compreensão. Uma tremenda falta de repeito. Não faça isso com o seu cliente. O seu cliente é a razão de você existir profissionalmente. Se ele não entende claramente o que você diz, ou não se sente ouvido, facilmente te trocará por outro profissional que tenha uma comunicação efetiva, e ele talvez nem saiba o motivo pelo qual preferiu o outro.

3. SORRIA, pois ninguém gosta de estar com alguém com a cara fechada. Você gosta? Eu não. Então eu sorrio, porque eu não faço com os outros o que não quero que façam comigo. Essa orientação todo mundo conhece, mas será que você está se dando conta e está ocupado em transmitir o que você gostaria de receber? 

Mas, atenção! Sorrir não é estar o tempo todo transbordando alegria e passando a imagem de que você não tem problemas e que nada te afeta. Isso se chama fingimento. Sorrir é transmitir uma coisa boa, mesmo quando as coisas não estão tao boas para você, afinal seu cliente não tem nada a ver com o seu dia ruim. É difícil fazer isso? Talvez no início seja, mas com o tempo você vai compreendendo o que isso significa, vai sentindo que nem tudo é coisa ruim, vai procurando alguma coisa boa naquele dia, vai aprendendo a se preparar para receber o seu cliente, a meditar, a respirar, a se interessar em conseguir. Quando você menos esperar, você estará fazendo sem esforço, porque você compreendeu a mágica.

4. GRATIDÃO é quando sentimos que o que temos nos é suficiente. É quando a alma diz obrigado. É quando você consegue valorizar até os problemas, pois sabe que eles estão te trazendo oportunidades. Seja grato a seu cliente por ele ter te escolhido, ao seu empregador pelo emprego que ele te dá, ao recepcionista que te ajuda a receber as pessoas, ao motorista do ônibus ou do táxi que dirige para você, à moça da limpeza e do café, que torna o seu dia melhor. Ser grato é quando algo dentro de você se dá conta do valor daquilo, e isso não tem a ver com dinheiro, posição social, tamanho, etc.

Eu não quero que você acredite em mim. Eu quero que você comprove em você mesmo tudo isso. Faça um exercício e experimente. É grátis e você verá coisas incríveis acontecendo com você.

Aproveito a oportunidade, no dia 19 de fevereiro terá início uma turma de mentoria denominada Mapa do Tesouro. Serão 10 sessões semanais onde vamos percorrer uma trilha rumo ao seu objetivo, baseada na minha experiência de 29 anos de profissão. Eu vou te contar como percorri e cheguei no meu objetivo e vamos transpor tudo isso para a sua realidade usando técnicas de coaching e mentoring, além da minha experiência como nutricionista. Para saber mais, entre em contato contato@hevoise.com.br.

Deixo a minha gratidão por você usar o seu tempo lendo isso. De outra forma, eu não teria a quem escrever.

Te desejo uma trajetória de conquistas, a qual você possa se orgulhar, como eu me orgulho da minha.

Forte abraço,

Hevoise Fátima Papini
Nutricionista Clínica

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