Hevoise Fatima Papini

Massoterapeuta

Depois de trabalhar muitos anos como nutricionista, fui me interessando cada vez mais pelo equilíbrio do ser humano como um todo. Com isso, senti que tinha uma lacuna no meu propósito de tratar o indivíduo como um ser completo, com corpo, alma e mente.

Sendo o alimento carregado de seu componente afetivo, sempre tive cuidado de não atropelar os sentimentos das pessoas que tratavam suas necessidades nutricionais comigo, mas isso não me parecia suficiente. 

Comecei, então, a me perguntar o que eu poderia fazer para completar esta lacuna. Foram meses de questionamento. Então pedi para que me fosse mostrado o que eu deveria fazer. Assim, comecei a conhecer inúmeros massoterapeutas. Achei estranho, pois nunca havia encontrado um, nos últimos 20 anos.

Sempre atenta aos sinais que a vida nos manda, achei que este era um deles. Resolvi fazer um curso de dois anos (1999 a 2001) de Formação em Massagem e Sensibilidade na Escola AMOR (Associação de Massagem Oriental) e me surpreendi! Aquilo era muito, mas muito mais do que eu poderia imaginar. Apaixonei-me! Algo em mim se transformou e me senti completa.

Hoje alio o cuidado nutricional com a massagem e tenho visto resultados surpreendentes, especialmente no emagrecimento de pessoas cuja causa do ganho de peso é a ansiedade. Além disso, a massagem trata estresse, tensões e outros desequilíbrios e serve como coadjuvante do tratamento nutricional nos casos de hipertensão e outros distúrbios causados pela ansiedade e estresse e algumas alterações emocionais.

Utilizo técnicas orientais (shiatsu) e ocidentais (massagem suéca).  

Voltar